Tipos de UPS (no-break)

Existem 2 tipos básicos de UPS :

1) On line - a carga é sempre alimentada pelo inversor

2) Off-line - a carga é alimentada pela rede comercial e na falta ou grande variação o inversor é acionado.

As outras denominações existentes são mais de caráter comercial do que técnico. O fato de não ter tempo de transferência não caracteriza que o equipamento seja on line. A qualidade do equipamento é mais importante que sua topologia. Embora todos sejam denominados de UPS nem sempre a comparação é viável. Não tem sentido fazer uma comparação com um carro de Formula1, com um carro comum ou um carro de luxo com o popular. Cada um tem característica e confiabilidade própria para atender cada tipo de consumidor.

                  

  ON LINE    
 

Também denominada de dupla conversão, nesta topologia a energia da rede é transformada em tensão continua pelo retificador para carregar o banco de bateria e alimentar o inversor , que ira gerar uma tensão senoidal para alimentar a carga.

 
 

Nos no breaks on line o inversor sempre esta em funcionamento

As UPS modernas são dotadas de chave estática, que é um circuito de transferência automático para rede em caso de alguma anomalia no conjunto retificador/inversor ou sobre carga. Em algumas UPSs a entrada para a transferência é independente, podendo ser ligada a saída de um estabilizador. O carregador de bateria pode ser independente do retificador.